04
Sáb., Dez.
24 New Articles

Recent Updates

Pinned Items
Recent Activities
  • Paula Cristina created a new forum post in Protestantismo
    A reforma protestante foi o movimento de renovação da Igreja liderado por Martinho Lutero. Ocorreu no século XVI e teve início na Europa Central.

    A reforma protestante foi responsável pela criação de várias igrejas, sendo que todas elas se declararam fora da autoridade do Papa.

    A decadência das várias ordens da Igreja Católica originou a necessidade para a criação de uma reforma na Igreja. Naquela altura, vários sacerdotes estavam envolvidos em tarefas ilícitas e mundanas e a venda de indulgências prejudicava muitas pessoas. Além disso, vários elementos da realeza pretendiam dominar a Igreja e obter os seus bens, para conseguirem aumentar o seu poder e influência. Além disso, o poder papal tinha sido radicalmente reduzido depois da separação entre Roma e Avinhão (Avignon), e também devido à Reforma Cúria, que desagradou muitos cristãos na altura, entre eles John Wycliffe.

    Mais tarde, alguns textos de Martinho Lutero, muitos deles contra a prática das Indulgências, se espalharam com grande velocidade e deram relevo ao descontentamento quase geral do povo. As 95 teses de Lutero, afixadas na porta da Igreja do castelo de Wittenberg em 1517, são um documento essencial na Reforma Protestante. Apesar disso, Lutero não se considerava um reformador, mas confiava no poder de transformação da palavra divina.

    Muitos elementos da nobreza e do clero apoiaram as ideias de Lutero, mas inicialmente não tinham a intenção de se separar da Igreja.

    Foram feitas várias tentativas de parar o movimento luterano, incluindo uma condenação imperial, e o Édito de Worms (em 1521) que proibiu os textos de Lutero e o classificou como inimigo do Estado. Vários soberanos apoiavam Lutero, sendo que muitos deles faziam isso não porque tinham as mesmas crenças, mas tinham interesses políticos na separação com a Igreja Católica. A teologia de Lutero ganhou popularidade rapidamente entre vários pregadores alemães, de tal forma que a liturgia estava sendo alterada.

    A Reforma Protestante teve que enfrentar várias ameaças, entre elas a revolta dos camponeses e dos anabatistas e os conflitos causados pelos humanistas, que juntamente com Erasmo de Roterdão se separaram de Lutero. Apesar de tudo isso, entre 1520 e 1530 a Reforma se impôs e causou várias mudanças nos regimos eclesiásticos. Muitos grupos protestantes que eram ameaçados pelo imperador Carlos V se uniram em 1531, e por isso o imperador acabou por declarar a liberdade religiosa.

    O Concílio de Trento, convocado com o objetivo de restaurar a união da Igreja, foi convocado muito tarde, e não teve o efeito desejado.

    Ulrico Zuínglio implantou a Reforma na Suíça alemã, enquanto Calvino atuou na Suíca francesa, com um ponto de vista distinto. O acordo entre Lutero e Zuínglio não foi possível graças a diferentes opiniões em relação à doutrina da eucaristia.

    Apesar das diferenças entre as várias igrejas criadas, todos os nomes importantes na Reforma salientavam a importância da Bíblia como documento essencial da revelação divina. Além disso, a Reforma foi importante para aumentar a noção dos sacerdotes e dos crentes para a responsabilidade do Cristianismo perante o mundo.
    1. View Thread →
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Post is under moderation
    Stream item published successfully. Item will now be visible on your stream.
  • Paula Cristina created a new forum post in Protestantismo
    O protestantismo surge com a Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero. Lutero era uma monge agostiniano que desejava reformar a igreja católica, pois não concordava com as praticas abusivas e imorais cometidas por sacerdotes

    Dentre essas práticas estavam a venda de indulgências (perdão), a venda de relíquias sagradas e a negociação de cargos eclesiásticos.

    Em 1517, Martinho Lutero colocou na porta da igreja de Wittemberg, na Alemanha, um texto onde estavam escritas suas 95 teses. Essas teses refutavam, sobretudo, a ideia de que a salvação poderia ser feita por meio da compra de indulgências.

    O papa Leão X solicitou a Lutero que se retratasse, mas diante de sua recusa, excomungou o monge. Lutero criou uma nova religião, que passou a se chamar luterana, a primeira religião protestante.

    Outras religiões protestantes surgem na Europa nos anos seguintes sob diferentes lideranças, dentre elas o anglicanismo, o calvinismo e as igrejas batista e metodista.
    1. View Thread →
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Post is under moderation
    Stream item published successfully. Item will now be visible on your stream.
  • Paula Cristina created a new forum post in Protestantismo
    O protestantismo é uma divisão do cristianismo, criado com a Reforma Protestante do século XVI na Europa e que teve como liderança Martinho Lutero. Esse movimento marcou o fim da unidade cristã na Europa Ocidental.

    A Reforma Protestante se iniciou com a insatisfação em relação à práticas da Igreja Católica considerada imorais. O intuito inicial era promover uma reforma da igreja, mas resultou na criação de outra vertente religiosa.

    O protestantismo é composto por várias doutrinas. Dentro do protestantismo histórico estão as igrejas luterana, presbiteriana, calvinista, metodista e batista.

    A partir do século XX surgem novas igrejas protestantes: as igrejas pentecostais e neopentecostais. No Brasil, essas igrejas são mais conhecidas como evangélicas.

    Religiões protestantes
    Luterana: primeira igreja protestante, fundada por Martinho Lutero no século XVI na Alemanha.
    Anglicana: fundada na Inglaterra no século XVI, tem sua origem no protestantismo, mas traz elementos da Igreja Católica.
    Calvinista: criada no século XVI pelo francês João Calvino, que foi influenciado pelas ideias de Martinho Lutero.
    Metodista: criada pelo inglês John Wesley no século XVIII, tem sua origem dentro da igreja anglicana e foca no amor ao próximo.
    Batista: surgidas a partir das ideias protestantes, as igrejas batistas não apresentam uma crença comum, elas são independentes e suas características podem variar bastante.
    Presbiteriana: as igrejas presbiterianas foram criadas na Inglaterra e Escócia, a partir dos ensinamentos de João Calvino.
    Pentecostal: criadas a partir do século XX, alguns exemplos de igrejas pentecostais no Brasil são a Assembleia de Deus, a Igreja do Evangelho Quadrangular e a Igreja Pentecostal Deus é Amor.
    Neopentecostal: oriundas do movimento pentecostal, surgiram por volta dos anos 1970. Algumas igrejas neopentecostais do Brasil são a Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Mundial do Poder de Deus e Igreja Renascer em Cristo.
    1. View Thread →
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Post is under moderation
    Stream item published successfully. Item will now be visible on your stream.
  • Paula Cristina created a new forum post in Budismo
    Buda significa iluminado em sânscrito, antiga língua sagrada da Índia. Buda é um título dado a um mestre budista ou a todos os iluminados que alcançaram a realização espiritual do budismo.

    Um exemplo de Buda foi Sidarta Gautama, que nasceu por volta de 556 a.C., em Kapilavastu, capital de um pequeno reino próximo ao Himalaia, na atual fronteira do Nepal. Filho do Rei Sudodano, Sidarta foi educado para ser um guerrilheiro e seria o herdeiro do trono de seu pai.

    Sidarta estudou com os melhores tutores, praticou esportes, artes marciais e era dotado de uma inteligência ímpar. Sua vida era repleta de luxos e confortos, mas quando saía do palácio e se deparava com a pobreza, a doença e a morte, sentia-se inquieto e buscava entender o sofrimento do ser humano.

    A busca pelo fim do sofrimento
    Contrariando a vontade de seu pai, aos 29 anos, Sidarta decidiu sair do palácio. Seu objetivo era buscar o conhecimento que livra o homem do sofrimento e lhe dá serenidade. Durante 6 anos Sidarta viajou por seu país atrás de mestres espirituais e práticas de meditação.

    Tornou-se um discípulo dos ascetas, que acreditavam que abster-se dos prazeres psicológicos e físicos era o caminho para encontrar o desenvolvimento e equilíbrio emocional. Sidarta praticou o ascetismo com bastante disciplina durante 6 anos.

    O ascetismo pregava severos jejuns e durante um desses períodos sem se alimentar, Sidarta foi purificar-se em um rio e desfaleceu. Uma mulher lhe ofereceu comida e seus colegas ascetas, ao verem Sidarta se alimentando, acreditaram que ele havia traído seus princípios e o abandonaram.

    Sidarta seguiu sozinho em uma nova fase de meditações em busca da elevação espiritual. Foi quando em um dia, depois de um banho no rio Nairanjana, Sidarta sentou-se embaixo de uma figueira e meditou profundamente. Acredita-se que ele tenha meditado por vários dias.

    Ilustração de Buda durante meditação.

    Essa meditação o levou à iluminação, à descoberta da verdade e foi a partir de então que se intitulou de Buda - aquele que despertou do sono da ignorância, que se iluminou.

    Nessa ocasião, Buda estava com 35 anos e dedicou-se até o fim de sua vida para levar os seus conhecimentos para outras pessoas que, assim como ele, buscavam a iluminação. Os ensinamentos que Buda alcançou ao longo dessa jornada foram organizados nas Quatro Nobres Verdades.
    1. View Thread →
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Post is under moderation
    Stream item published successfully. Item will now be visible on your stream.
  • Paula Cristina created a new forum post in Budismo
    Budismo tibetano é uma vertente do budismo, conhecido por apresentar um caráter místico mais acentuado, expresso por meio de seus rituais de meditação e da elaborada reprodução artística.

    Também conhecido como vajrayana ou lamaísmo, o budismo tibetano segue o pensamento Mahayana ou Maaiana, onde há uma forte relação entre os alunos e os lamas (mestres). Aliás, o uso do termo Lamaísmo deriva justamente da palavra lama, que significa "mestre" na língua tibetana.

    O budismo tibetano é caracterizado pelo exercício aprimorado das meditações, que são feitas em grandes rituais, incluindo a leitura de textos litúrgicos (saddhanas), estimulação de visões mentais e acompanhadas de instrumentos musicais. O lamaísmo também é conhecido pelo seu evidente senso artístico, reproduzido através de elaboradas esculturas, pinturas, entre outras expressões da arte.

    O Dalai Lama é o maior representante do budismo tibetano, sendo que este costuma ser dividido em diferentes escolas. As principais são: Gelug, Kagyu, Nyingma e Sakya.

    Saiba mais sobre o Dalai Lama.

    O uso da expressão budismo tibetano não é reconhecido pelos orientais, mas apenas entre os ocidentais. Aliás, de acordo com alguns autores, seria incorreto fincar uma diferenciação entre o budismo indiano e o tibetano, uma vez que não existiriam distinções entre as duas correntes que justificassem tal ato.
    1. View Thread →
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Post is under moderation
    Stream item published successfully. Item will now be visible on your stream.
  • Paula Cristina created a new forum post in Budismo
    Budismo é uma religião e filosofia orientais, fundada por Sidarta Gautama, o Buda.

    A filosofia budista é guiada pelos ensinamentos de Buda, e acredita que o caminho para a libertação está na consciência que pode ser alcançada por práticas e crenças espirituais, como a meditação.

    É uma das maiores religiões do mundo, com milhões de praticantes em todo o mundo e não só no oriente.

    A religião budista na sua forma clássica não é teísta, ou seja, não possui um Deus. Buda não se acreditava uma divindade que devesse ser adorada, e sim um guia espiritual com seguidores de suas crenças e práticas.

    Os budistas acreditam que a consciência física e espiritual leva à iluminação e elevação, o chamado nirvana. É o plano mais alto de consciência, onde o ser está livre da dor do mundo físico.

    O Budismo também acredita que todos os seres possuem encarnações e reencarnações. Por isso o indivíduo deve ser bom a todos os seres, já que em outra vida pode-se experienciar aquela forma. Este ciclo de reencarnação é chamado de Samsara.

    A doutrina budista é dividida em dois grandes ramos: Theravada, a escola budista mais antiga, e Mahayana, da qual faz parte o Budismo Tibetano, o Zen, entre outras linhas.

    As Três Joias, também conhecidas como Três Tesouros, Três Refúgios ou Gema Tripla, são as bases das tradições e práticas budistas. São elas:

    o Buda (O iluminado);
    o Dharma (a lei suprema ou doutrina pregada por Buda) ;
    Sangha (o grupo formado pelos discípulos do budismo).

    Esta base dá as forças necessárias para aceitar aquilo que não pode ser mudado, encontra energia para agir naquilo que pode ser ajustado, e principalmente a consciência e o discernimento de uma coisa ou outra.

    Existem diferentes vertentes do Budismo. Por exemplo, o Budismo Nitiren ou Budismo de Nitiren tem como fundamento os ensinamentos de Nitiren, um monge japonês que viveu no século XIII.

    O Budismo Kadampa, outra linhagem de pensamento budista, foi uma escola criada pelo mestre budista indiano Atisha.
    1. View Thread →
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Post is under moderation
    Stream item published successfully. Item will now be visible on your stream.
  • Paula Cristina posted a new article
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Post is under moderation
    Stream item published successfully. Item will now be visible on your stream.
  • Paula Cristina posted a new article
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Post is under moderation
    Stream item published successfully. Item will now be visible on your stream.
  • Paula Cristina posted a new article
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Post is under moderation
    Stream item published successfully. Item will now be visible on your stream.
  • Paula Cristina posted a new article
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Post is under moderation
    Stream item published successfully. Item will now be visible on your stream.
Activities are currently restricted to members only.

Log in to see what's going on.
Unable to load tooltip content.