23
Seg., Nov.
0 New Articles

Esboços da Bíblia - Livro de Obadias

3 anos 10 meses atrás #261 por Malaquias da Silva
Malaquias da Silva criou o tópico: Esboços da Bíblia - Livro de Obadias
Obadias (Ob)


O mais curto livro profético das Escrituras Hebraicas. Escrito por Obadias (a respeito de quem nada, exceto o nome, é conhecido), este livro contém uma proclamação do julgamento de Deus contra Edom, apresenta a razão para tal julgamento e aponta para a restauração da “casa de Jacó”. A extinção dos edomitas como povo e a restauração dos israelitas na sua terra confirmam o cumprimento exato da profecia de Obadias. Ob.17, 18.
O motivo da profecia foi o tratamento ‘nada fraterno’ que os edomitas dispensaram aos “filhos de Judá” quando estes sofreram derrota. Os edomitas, através de seu ancestral, Esaú, eram aparentados aos israelitas. Os edomitas regozijaram-se com a calamidade de Judá, participaram em tomar despojos dos judeus, impediram-nos de fugir da terra e até os entregaram ao inimigo. (Ob.12-14) Como fica evidente numa comparação da profecia de Obadias com as palavras de Jeremias (25:15-17, 21, 27-29; 49:7-22) e de Ezequiel (25:12-14; 35:1-15), isto deve ter acontecido por ocasião da destruição de Jerusalém pelos exércitos babilônios e, por conseguinte, situaria a composição do livro por volta do ano 607 aC.
Visto que muitas das coisas preditas na profecia de Obadias também foram preditas no livro de Jeremias, isto tornava duplamente certo o cumprimento da palavra de Deus a respeito de Edom. Veja Gn 41:32.

DESTAQUES DE OBADIAS

Julgamento de Deus contra Edom e a promessa de restauração para o povo de Deus.
Escrito por volta de 607 aC, ano em que os babilônios desolaram Jerusalém.

Participação de Edom na violência feita aos descendentes de Jacó.
Quando Jerusalém foi conquistada e seu povo foi levado ao cativeiro, Edom ficou parado de lado. (Vv 10, 11)
Ele não devia ter-se alegrado maliciosamente com a calamidade de Judá, participando em saquear o povo de Deus e entregando os sobreviventes ao inimigo. (Vv 12-14)

A calamidade sobrevirá a Edom.
Deus convoca as nações para se levantarem contra Edom em batalha. (V 1)
Apesar de sua posição aparentemente segura, far-se-á que Edom desça. (Vv 2-4)
Ladrões ou ceifeiros levariam apenas o que desejassem e deixariam algo para trás; quando Edom cair, ele será completamente saqueado; será enganado por aqueles com quem entrou num pacto, e seus sábios e poderosos sofrerão destruição. (Vv 5-9)
A casa de Esaú receberá a mesma espécie de tratamento que dispensou a Judá; a casa de Esaú deixará de existir. (Vv 15, 18)

A casa de Jacó será restaurada.
Sião se tornará santa; a casa de Jacó será o fogo que consome a casa de Esaú, como restolho. (Vv 17, 18)
O povo restaurado de Deus tomará posse “das coisas a serem possuídas por eles”, incluindo a “região montanhosa de Esaú”. (Vv 19, 20)
O reinado se tornará de Deus. (V 21)

Por favor Autenticar para se juntar à conversa.

  • Malaquias da Silva
  • Avatar de Malaquias da Silva Autor do tópico
  • Desligado
  • O utilizador está bloqueado
  • O utilizador está bloqueado
Mais
Tempo para criar a página: 0.198 segundos