19
Sex., Abr.
0 New Articles

file Pode alguém ascender aos céus?

7 anos 3 meses atrás #96 por Malaquias
COM_KUNENA_MESSAGE_CREATED_NEW
Nenhum homem pode. Jo 3:13

Alguns ascenderam aos céus. Gn 5:24, II Rs 2:11, Hb 11:5.

Descontradizendo

Qual era o assunto que Jesus estava tratando com Nicodemos?

Ele estava falando com Nicodemos a respeito de nascer de novo. Quando Jesus fala isso para Nicodemos, ele começa a pensar na idéia de como isso seria possível. O texto parece tratar de duas alternativas para este nascer de novo: Uma proposta por Nicodemos, e outra que Jesus parece descartar quando diz que ninguém subiu ao Céu.

A primeira proposta: Nicodemos perguntou a Jesus: “Como seria possível para um homem voltar ao ventre de sua mãe sendo velho?”. Jesus disse que não era deste tipo de nascimento que Ele estava se referindo. Ele diz que o que é nascido desta maneira é carne, e que Ele estava se referindo a nascer do Espírito Santo de Deus. Não um nascimento natural. Este nascimento não estava relacionado a um óvulo fecundado ou algum tipo de gestação de nove meses. Era nascer de novo da água e do Espírito. Era um nascer do alto. Um nascer do Espírito de Deus para Deus.

A segunda proposta: É a que Jesus descarta quando diz que “ninguém jamais subiu ao Céu”. Jesus talvez estivesse dito isto “pré-supondo” que Nicodemos sugerisse alguém subindo ao Céu, nascendo de novo do Espírito, voltando de lá “nascido de novo”. É como se Jesus dissesse: “- Olha Nicodemos, isto também não quer dizer que alguém sobe até o céu, nasce do novo e volta de lá renascido”. Então Jesus diz: “Ninguém subiu ao Céu (neste sentido), se não aquele (Jesus) que desceu do Céu”.

Observem as palavras: “Ninguém jamais subiu ao Céu, a não ser aquele que veio do Céu”. Mas como assim, se Jesus falou que Ele foi o único que subiu ao Céu, em que momento foi isto? A Bíblia não diz em nenhum momento que Jesus enquanto carne subiu ao Céu a não ser depois da ressurreição. Então, neste caso, nem ele se encaixaria neste sentido existencial de ter subido ao céu.

Então, provavelmente, ele estava se referindo ao nascer de novo. Eu afirmo que Jesus falava exatamente isto, porque se não, Ele ter mencionado “nenhum homem ter subido ao Céu” ficaria meio sem lógica. Tirando esta frase do seu contexto, ela fica sem sentido. Se a olharmos da forma como os céticos querem nos fazer enxergar seria como se Jesus tivesse tido um surto de distração e falado algo que não tivesse nada a ver com o assunto. E também pelo fato de Ele dizer “a não ser”, sendo que ele também não tinha subido ao Céu. E não se esqueçam que este Jesus, caso tivesse afirmado literalmente que ninguém jamais tinha subido ao Céu, teria que explicar o encontro dEle com Elias e Moisés no monte da transfiguração. Onde estavam Moisés e Elias antes de Jesus conversar com os dois se não no Céu?

Enoque e Elias subiram ao Céu e permaneceram lá. Nunca mais voltaram. Elias e Moisés quando desceram para falar com Jesus no monte da transfiguração, vieram para um momento único na eternidade. Hoje quando o ser humano morre, ele vai para Deus e não voltará até a ressurreição. Quando seu corpo físico for ressurreto do pó da terra.

Em qual momento no contexto há espaço para falar de homens que nunca subiram ao Céu? O que é que isto tem a ver com a conversa? Se não pelo fato de estar se referindo ao nascer de novo e ao fato de que Ele era o único que tinha o poder no Espírito de levar alguém a nascer de novo.

Conclusão

Jo 3:13 não está contradizendo o fato de Enoque e Elias terem sido transladados. Jo 3:13 está relacionado ao assunto nascer de novo. Não era preciso alguém voltar ao ventre de sua mãe e nem era preciso alguém subir ao Céu. Bastava se arrepender de seus pecados e receber o Espírito Santo como selo da salvação.

Por favor Autenticar para se juntar à conversa.

  • Malaquias
  • Avatar de Malaquias Autor do tópico
  • Desligado
  • COM_KUNENA_SAMPLEDATA_RANK_ADMIN
  • COM_KUNENA_SAMPLEDATA_RANK_ADMIN
Mais
  • Não permitido: para criar novo tópico.
  • Não permitido: para responder.
  • Não permitido: para editar a sua mensagem.
Tempo para criar a página: 0.175 segundos