file Adão não morreu conforme Deus disse?

7 anos 3 meses atrás #86 por Malaquias
COM_KUNENA_MESSAGE_CREATED_NEW
Adão morrerá no dia em que comer da árvore da ciência do bem e do mal - Gn 2:17

Adão come da árvore, e ainda vive 930 anos - Gn 3:6, 5:5

Descontradizendo

A Bíblia fala de dois tipos de morte: A espiritual (separação do homem para com Deus por causa do pecado - Gn 3:8-10) e a física (Separação do espírito do corpo - Gn 3:17-19).

A morte espiritual aconteceu no ato do pecado de Adão. Quando Adão pecou, ele foi separado da comunhão com Deus.

A morte física veio depois separando o espírito de Adão de seu corpo.

Porque Deus não matou Adão no momento em que ele comeu do fruto?
R: Por causa do Seu amor para com o homem. Deus insistiu no homem, mesmo diante da escolha deste de lhe desobedecer. Por isso Adão não morreu fisicamente no momento em que comeu do fruto. Deus limitou sua vida na carne para que durante este processo de envelhecimento e caminho até a sepultura, o homem tivesse a chance de:

1. Ressuscitar espiritualmente;

2. Por meio da fé receber a esperança de que por mais que descesse a sepultura, dela um dia ressurgiria para a eternidade.

Resumindo:

Primeiro, o homem recebe a sentença no seu espírito e é por tanto primeiramente no seu espírito que ele recebe a sentença de morte para em seguida no mesmo espírito, receber a esperança de salvação por meio da fé (a primeira ressurreição - Ap 20:5-6, Ef 2:6).

Segundo, o homem recebe a sentença na sua carne (ele começa a envelhecer) até que desce a sepultura. Porém, para aqueles que dormem em Cristo existe a esperança por meio da fé de ressureição também do corpo (a segunda ressurreição - I Co 15:12-58; 1 Ts 4:13-18).

Concluindo: Quando alguém diz haver contradições na Bíblia, fala de um ponto de vista reducionista. Longe de entender o todo da revalação bíblica, fazem afirmações que apenas comprovam sua ignorância

Descontradizendo

Os céticos e alguns teístas discordam da chamada "Morte espiritual". Realmente, não encontramos nada em todas as escrituras que revele a existência da "morte espiritual" de forma literal. Porém, em um dos meus estudos, encontrei uma passagem bíblica que Adão morreu sim espiritualmente. Esta passagem nos dá esta informação indiretamente. Quando Deus disse "certamente no mesmo dia morrerás", de fato Adão havia morrido espititualmente. Vejamos:

Efésios 2:1-5
1 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,...
Mortos pelo quê? Como esta morte ocorreu? Porque fomos vivificados?

2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
Filhos da desobediência - Homens;
Quem foi o primeiro a desobedecer? Adão;
Do espírito que agora opera - o espírito morto.

3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Prefácio para a afirmação que ressuscitamos espiritualmente.

5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
Mortos em nossas ofensas não significa que estamos mortos carnalmente e logo em seguida ressuscitamos. Porém o versículo é claro em dizer morte espiritual e ressurreição espiritual, de forma indireta.

Pela morte carnal de Cristo, fomos justificados e ressuscitados espiritualmente, pois estávamos mortos no espírito.
A única passagem que justifica esta morte espiritual é a queda de Adão, o qual disse Deus que haveria de morrer, mesmo sem dizer a palavra "espiritualmente".

Portanto, Jesus ressuscitou nosso espírito através de sua morte. Para ressuscitar, deve-se, obrigatoriamente, estar morto. Se nosso espírito ressuscitou, então ele estava morto. de acordo com o versículo 1 e 5, estávamos com o espírito morto em ofensas e pecados. Quando esta morte ocorreu? Na desobediencia de Adão, assim somos chamados filhos da desobêdiencia, de acordo com o versículo 2.

Concluindo, Adão morreu espiritualmente no dia que comeu do fruto. Isso está incontestável através do 2º capítulo de Efésios.

Portanto, quando um cético argumentar que não existe morte espiritual, mostre essa explicação.

2ª Resposta - Retirado por Dr.Calvin do Blog de Pr. Alexandre

Falta discernimento....e interpretação de texto...

A falta de discernimento, a leitura rápida, e até com segundas intenções do texto, levantam esta dúvida, o que leva muitas pessoas a acreditarem em uma contradição. Porém, o versículo relata o que aconteceria quando Adão comesse o fruto, sua morte, mas em nenhum momento relata que ele morreria imediatamente. Releia os versículos!

Em que momento a passagem afirma que eles morreriam no mesmo dia? Em nenhum momento. A passagem afirma que eles certamente morreriam e não que morreriam imediatamente.

O que esta passagem explica é que a partir daquele momento a morte existiria e seria uma certeza absoluta.

O mesmo autor da acusação bíblica demonstrou que Adão morreu fisicamente:

Gênesis 5v. 5: Todos os dias que Adão viveu foram novecentos e trinta anos; e morreu.

A morte veio sobre eles e não existe nenhuma contradição nesta passagem. No dia em que foi desobedecida a condição imposta por Deus, a morte física começou a ser uma certeza absoluta.

De certa forma, o homem nasce morrendo, pois a cada dia envelhecemos e estamos mais perto da morte, então, quando Adão desobedeceu a ordem, a morte foi-lhe imposta como sentença, mas em nenhum momento a Bíblia declara o dia em que ele morreria, apenas que “no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

Vamos reescrever: "no dia em que dela comeres, sua morte será certa"!

Além disso, existe um outro tipo de morte relatada na bíblia que é a morte espiritual, a qual o casal sofreu no exato momento em que desobedeceu. Isto torna se claro pela atitude de tentar esconder-se de Deus no momento habitual da comunhão diária com Ele, pela viração do dia. (Gn 3v. 8 ).

A partir deste momento, o casal passa a estar atrelado a morte física e a espiritual também.

Então, concluído: Quem mentiu foi a serpente e, portanto, o acusador da suposta contradição bíblica também.

Conclusão

Independente da resposta, as duas tem respaldo bíblico para confirmar as argumentações. Tanto a morte física como a espiritual. Independente de qual o leitor escolher para ser sua verdade, a verdade única é que Deus não disse que morreriam no ato ou no mesmo dia que comecem o fruto.

Não há nenhuma contradição.

Por favor Autenticar para se juntar à conversa.

  • Malaquias
  • Avatar de Malaquias Autor do tópico