25
Qui., Abr.
0 New Articles

INAUGURAÇÃO HOJE DA EXPOSIÇÃO “MAPUTO 130 ANOS”

INAUGURAÇÃO HOJE DA EXPOSIÇÃO “MAPUTO 130 ANOS” DE JOÃO COSTA (FUNCHO)

Maputo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A Associação Kulungwana acolhe, esta quinta-feira às 18h00, a inauguração da exposição de fotografia “Maputo 130 anos“, do fotógrafo João Costa (Funcho), na sua Galeria, sita na Estação Central dos CFM.


Uma nota da Associação Kulungwana, recebida na nossa Redacção refere que Maputo, cidade centenária, continua a manter a jovialidade e o dinamismo que desde cedo a caracterizaram, apesar dos inúmeros problemas que caracterizam uma urbe em rápido crescimento.
Maputo espraiou-se para novos territórios e ganhou novas infra-estruturas de referência na malha citadina.
A Associação Kulungwana não podia alhear-se duma data tão significativa na história da cidade, participando das celebrações que se realizarão para lembrar a efeméride.
Assim, e excepcionalmente, a exposição “Maputo 130 anos”, de João Costa (Funcho), tem um curto período de exibição, de 9 a 18 de Novembro, para celebrar este momento único na vida da cidade.
Nesta exposição, João Costa apresenta fotografias panorâmicas de grande dimensão, permitindo-nos ter assim uma percepção diferente da cidade, apesar de a percorrermos diariamente. Nestas imagens estão inseridas marcas e espaços que facilmente reconhecemos, mas haverá outros que elas nos ajudarão a revelar e a descobrir.
João Costa (Funcho) é um dos mais antigos profissionais moçambicanos em actividade, tendo iniciado a sua carreira nos estúdios fotográficos da extinta Associação Académica de Moçambique, no início da década de 70, tendo posteriormente exercido actividade em alguns órgãos de informação nacionais, como A Voz de Moçambique e o Notícias.
Já com o país independente, João Costa (Funcho) ingressou nos quadros do Instituto Nacional do Cinema, tendo ganho reputação como director de fotografia e cameraman, com intensa actividade em Moçambique e no vizinho Zimbabwe.
No decorrer deste ano realizou já duas outras exposições de fotografia – No Coração da Polana e Wamphula – permitindo-nos conhecer a sua enorme versatilidade.

 


Fonte:da Redação e Por RM
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews