BARRAGEM MOAMBA-MAJOR CONCLUÍDA ATÉ 2019

garante que até finais de 2019 estarão concluídas as obras de construção da barragem Moamba-Majo

Maputo
Typography
  • TPL_TYPO_TOOL_SMALLER TPL_TYPO_TOOL_SMALL TPL_TYPO_TOOL_MEDIUM TPL_TYPO_TOOL_BIG TPL_TYPO_TOOL_BIGGER
  • TPL_TYPO_TOOL_DEFAULT TPL_TYPO_TOOL_HELVERICA TPL_TYPO_TOOL_SEGOE TPL_TYPO_TOOL_GEORGIA TPL_TYPO_TOOL_TIMES

A administração Regional de Águas do Sul (ARA sul) garante que até finais de 2019 estarão concluídas as obras de construção da barragem Moamba-Major, no Rio Incomáti, no distrito da Moamba, província de Maputo.

 

A garantia foi dada, este sábado, ao Presidente da República, Filipe Nyusi, durante a visita ao empreendimento. Segundo o director do projecto Moamba Major, Elias Paulo, neste momento estão a ser feitas escavações para a construção do descarregador de cheias e o respectivo canal de restituição.

“Nòs vamos barrar o rio e tem que ser desviado do seu curso normal. A vida no rio não pode parar, tem que continuar a descarregar água, então é por essas estruturas por onde vão passar as águas ou na eventualidade de cheias, onde as águas serão descarregadas” – frisou o Director do projecto da barragem Moamba-Major.

O lançamento da primeira pedra para a construção da barragem de Moamba Major e obras relacionadas, decorreu em Novembro de 2014.

O empreendimento terá capacidade para armazenar 760 milhões de metros cúbicos de água, a serem parcialmente utilizados na rega e na produção de 15 megawatts de energia eléctrica para o reforço da rede energética nacional.

Estas obras, estimadas em 466 milhões de dólares em 2014, serão financiadas com um empréstimo concedido a Moçambique pelo Brasil, país que já havia emprestado 8,5 milhões de dólares para a realização do estudo de impacto ambiental e projecto de engenharia. 

 

 

 

 

 

Fonte:RM.co.mz

Reditado por: Stop Noticias 2016

Stopmznews