18
Seg., Nov.
0 New Articles

ARRANCA ESTA 3ª FEIRA ENSAIO DAS FAIXAS PARA TRANSPORTES PÚBLICOS

ARRANCA ESTA 3ª FEIRA ENSAIO DAS FAIXAS PARA TRANSPORTES PÚBLICOS

Maputo
Typography
  • TPL_TYPO_TOOL_SMALLER TPL_TYPO_TOOL_SMALL TPL_TYPO_TOOL_MEDIUM TPL_TYPO_TOOL_BIG TPL_TYPO_TOOL_BIGGER
  • TPL_TYPO_TOOL_DEFAULT TPL_TYPO_TOOL_HELVERICA TPL_TYPO_TOOL_SEGOE TPL_TYPO_TOOL_GEORGIA TPL_TYPO_TOOL_TIMES

Na cidade de Maputo arranca, esta terça-feira, o ensaio de uso das faixas de rodagem exclusiva para os transportes públicos na rota Zimpeto-Museu-Praça dos Trabalhadores.

 

A faixa da esquerda passa a ser usada igualmente pelos vulgos ”chapas” e por autocarros de transporte de trabalhadores de instituições públicas e privadas.

Devido ao receio de congestionamento, a faixa de circulação de machimbombos de transporte público será uma em cada período do dia.

As faixas exclusivas estarão disponíveis a partir desta terça-feira, entre as 5.30h e as 8.30h para a entrada da cidade. Para a viagem de regresso, no período citado, do Museu ou Praça dos Trabalhares (Baixa) para o Zimpeto, os autocarros vão partilhar normalmente a estrada com os outros veículos.

Igualmente, para o centro da cidade, os autocarros vão circular normalmente.

No segundo período, das 15.30h às 19horas, a faixa dedicada será apenas no sentido Museu ou Praça dos Trabalhadores tendo como destino Zimpeto.

As autoridades de transporte da cidade de Maputo, estão cientes de que a medida irá causar enormes transtornos e congestionamento, mas acreditam que o cenário poderá melhorar à medida em que muitos cidadãos deixarem de usar as suas viaturas particulares, passando a viajar em autocarros públicos, um vez que a disponibilidade vai aumentar progressivamente.

Na cerimónia da entrega dos primeiros 50 autocarros aos operadores privados, sexta-feira, o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, aproveitou a ocasião para apelar ao respeito pelas faixas de rodagem exclusivas para os transportes públicos que estarão disponíveis nas horas e períodos indicados, a partir de amanhã, na cidade de Maputo.

“Vamos ter conflitos e estamos conscientes disso. É um desafio para nós e, à medida que formos implementando o projecto, vamos corrigir o que estiver errado. Não fiquem na bancada a ver o que está errado. Participem na correcção dos defeitos que eventualmente a medida possa revelar”, frisou David Simango.

 A iniciativa, concebida pelo Ministério dos Transportes e Comunicações e o Conselho Municipal de Maputo, vai abranger o tráfego no corredor Zimpeto-Baixa-Museu, para permitir maior fluidez e mobilidade dos transportes públicos de passageiros nas horas de ponta.

 

 

 

Fornecido por: Da rm.co.mz 2016 ( STOP )

Stopmznews