24
Qua., Abr.
0 New Articles

MOÇAMBIQUE E QUÉNIA REVITALIZAM COOPERAÇÃO

MOÇAMBIQUE E QUÉNIA REVITALIZAM COOPERAÇÃO

Nacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Entre as áreas destaque vai para o comércio e investimento cujo acordo de cooperação foi rubricado esta quinta-feira, em Maputo, pelos dois governos, após conversações entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o presidente do Quénia, que efectua

visita de Estado a Moçambique.
Outras áreas de interesse comum são transporte, turismo, infra-estruturas, energia, agricultura, mineração, defesa e justiça.
O ministro da indústria e comércio, Ragendra de Sousa, disse que para os dois governos as áreas de transporte, infra-estrutura e turismo afiguram-se como importantes, nesta fase em que a tendência do desenvolvimento está a virar-se para o continente Asiático.
O desejo dos dois Estados é, futuramente, ligar os portos da Beira, em Sofala e Mombaça, no Quénia.
No transporte aéreo, a cooperação poderá traduzir-se no incremente de aviões entre os dois países.
O chefe da diplomacia moçambicana, José Pacheco, que rubricou o instrumento que legaliza a cooperação, frisou que na defesa Moçambique vai importar os modelos quenianos de formação de quadros.
E a chefe da diplomacia Queniana, Monica Juma, manifestou o interesse de explorar as experiências moçambicanas na área de mineração, tendo em vista aumentar o PIB do Quénia.
Monica Juma manifestou a disponibilidade do seu país, em apoiar Moçambique nos esforços de luta contra focos de terrorismo em Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado.

 

Fonte:da Redação e Por rm.co.mz
Reditado para:Noticias do Stop 2018

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews