20
Sáb., Abr.
0 New Articles

MOÇAMBIQUE E QUÉNIA ABOLIRAM VISTOS DE ENTRADA NOS DOIS PAÍSES

MOÇAMBIQUE E QUÉNIA ABOLIRAM VISTOS DE ENTRADA NOS DOIS PAÍSES

Nacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Moçambique e Quénia aboliram, esta quinta-feira, os vistos de entrada nos dois países, no quadro da visita de Estado, de cinco dias, que o Chefe do Estado queniano, Uhuru Kenyatta, efectua ao país.O anúncio foi feito pelo Presidente do Quénia, no

encerramento do Fórum de negócios e de investimentos Moçambique-Quénia, realizado em Maputo.
“ Eu e o meu irmão Presidente Nyusi acordamos que a partir desta quinta-feira os cidadãos de Moçambique e Quénia não necessitam de pedir vistos de entrada quando viajam para um dos países. Com este acordo estamos prontos para viajar livremente e interagir com os nossos irmãos e irmãs no Quénia e fazer negócios, por que só fazendo isso, nós estaremos ajudando os nossos governos a reduzir a pobreza aumentar as oportunidades de emprego e criar prosperidade para os nossso povos”, disse.
Por seu turno, o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse ser positiva a decisão tomada, de eliminar vistos de entrada nos dois países, tendo reconhecido, na ocasião, o nível de desenvolvimento económico do Quénia.
“Sob a sua liderança vimos Quénia a avançar rapidamente na consolidação das pequenas e médias empresas que têm tido forte impacto na economia e mostra-se um exemplo de estabilidade macro-económica, desenvolvimento de infra-estruturas, em particular a linha férrea Mombaça –Nairobi com valor estratégico económico para o Quénia e toda a África oriental” ,frisou Nyusi.
No âmbito desta visita, Moçambique e Quénia revitalizam a cooperação em vários domínios, com destaque para o comércio e investimentos, cujo acordo de cooperação foi rubricado pelos dois governos.
No quadro do estreitamento das relações entre os dois países, os moçambicanos da tribo Makonde que emigraram para o Quénia no tempo colonial, foram reconhecidos como a quadragésima terceira tribo daquele país.
Ainda ontem, o Presidente da República Filipe Nyusi ofereceu ao estadista queniano um banquete oficial, na Ponta Vermelha. No seu discurso o Chefe do Estado moçambicano fez uma resenha das conversações oficiais entre os dois Presidentes, realçando o relançamento da cooperação bilateral entre os dois países.
Hoje, o chefe do estado queniano será recebido pela Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, no Parlamento.

 

Fonte:da Redação e Por rm.co.mz
Reditado para:Noticias do Stop 2018

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews