18
Qui., Abr.
0 New Articles

Mundo fica em choque com vitória de Trump nos EUA

Governos da Ásia à Europa reagiram com incredulidade ao resultado

US Canada
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Governos da Ásia à Europa reagiram com incredulidade nesta quarta-feira à vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos. Políticos populistas exaltaram o resultado como uma

vitória do povo sobre um sistema político falido.

A ministra da Defesa alemã, Ursula von der Leyen, uma aliada da chanceler Angela Merkel, descreveu o resultado como um "grande choque" e questionou se a vitória do republicano significaria o fim da "Pax Americana", o estado de relativa paz supervisionada por Washington que tem governado as relações internacionais desde a Segunda Guerra Mundial.

Trump: serei o presidente de todos os americanos

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Marc Ayrault, prometeu trabalhar com Trump, mas disse que a personalidade do republicano "levanta questões" e admitiu ter dúvidas sobre o que significará um governo Trump para os principais desafios na política externa, das mudanças climáticas ao acordo sobre o programa nuclear do Irã e a guerra na Síria.

"Parece que esse será o ano do desastre duplo para Ocidente", disse o ex-ministro das Relações Exteriores da Suécia Carl Bildt no Twitter, apontando para o referendo de junho no Reino Unido que decidiu pela saída do país da União Europeia. "Apertem os cintos", acrescentou.

 

Vitória surpreendente

O republicano surpreendeu o mundo ao derrotar a favorita Hillary Clinton na eleição presidencial dos Estados Unidos. Com isso, se encerra oito anos de governos democratas e coloca os EUA em um novo e incerto caminho.

Um bilionário empresário do setor imobiliário e ex-apresentador de reality show, Trump comandou uma onda de indignação contra Washington ao derrotar Hillary, que já foi primeira-dama, senadora e secretária de Estado.

 

 

 

 

Fonte:Da Reuters

Reditado por:Noticias Stop 2016

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews