28
Seg., Set.
0 New Articles

Tempestades levam neve e granizo a Meio-Oeste e Nordeste dos EUA

US Canada
Typography
  • TPL_TYPO_TOOL_SMALLER TPL_TYPO_TOOL_SMALL TPL_TYPO_TOOL_MEDIUM TPL_TYPO_TOOL_BIG TPL_TYPO_TOOL_BIGGER
  • TPL_TYPO_TOOL_DEFAULT TPL_TYPO_TOOL_HELVERICA TPL_TYPO_TOOL_SEGOE TPL_TYPO_TOOL_GEORGIA TPL_TYPO_TOOL_TIMES

Um sistema de tempestades que desencadeou tornados e enchentes mortais no Meio-Oeste e no Sudoeste dos Estados Unidos seguiu para o Norte nesta terça-feira,

levando gelo e neve do Estado de Iowa até Massachusetts e criando mais um dia de tráfego aéreo confuso.

Mais de 40 pessoas morreram por causa do clima feroz no país durante o feriado de Natal, incluindo 11 na área de Dallas, no Texas, que perderam a vida em uma série de tornados que reduziram edifícios e casas a escombros.

O cantor Craig Strickland, de 29 anos, da banda de country-rock Backroad Anthem, foi dado como desaparecido após um incidente aparentemente relacionado ao clima. Um amigo dele foi encontrado depois que o barco que usavam para caçar patos virou devido ao mau tempo em um lago no norte de Oklahoma, relataram autoridades.

As condições climáticas severas também impediram dezenas de milhares de pessoas de viajar de avião em um dos períodos mais movimentados do ano. Até o fim da manhã desta terça-feira, 1.810 voos haviam sido cancelados no país e 3.860 estavam atrasados. Cerca de 2.900 decolagens foram canceladas na segunda-feira, segundo o site de monitoramento aéreo FlightAware.com.

Os atrasos também são esperados nas estradas, de acordo com o site de previsões meteorológicas AccuWeather.

Partes do leste de Oklahoma, Arkansas, Missouri e Illinois estavam sob estado de alerta e de iminência de inundações nesta terça-feira, e foram previstos até 30 centímetros de neve para o Estado de Iowa e para a região dos Grandes Lagos, informou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês).

A Guarda Costeira teve que interditar uma seção de 8 quilômetros do rio Mississippi próxima de St. Louis porque o aumento crescente do nível do rio gerou condições perigosas para a navegação. A elevação do rio deve atingir níveis recordes até quinta-feira.

Para piorar o quadro, o Instituto Geológico relatou que dois terremotos amenos --de magnitudes 4,1 e 3,4-- abalaram o centro de Oklahoma no início desta terça-feira, causando falta de energia em uma área já assolada por tempestades de inverno.

 

(Reportagem de Victoria Cavaliere, em Los Angeles; de Mary Wisniewski, em Chicago; de Heide Brandes, em Oklahoma City; e de Euan Roche, em Toronto)

 

 

 

Fornecido por: 2015 Reuters.( STOP)

 

 

Stopmznews