07
Sex., Ago.
1 New Articles

EUA compram do Irã 32t de material usado para armas atômicas

Lança-foguetes: esta compra de "água pesada" é o último sinal de reconciliação entre os dois países, inimigos durante décadas

US Canada
Typography
  • TPL_TYPO_TOOL_SMALLER TPL_TYPO_TOOL_SMALL TPL_TYPO_TOOL_MEDIUM TPL_TYPO_TOOL_BIG TPL_TYPO_TOOL_BIGGER
  • TPL_TYPO_TOOL_DEFAULT TPL_TYPO_TOOL_HELVERICA TPL_TYPO_TOOL_SEGOE TPL_TYPO_TOOL_GEORGIA TPL_TYPO_TOOL_TIMES

Washington -O governo dos Estados Unidos pagará ao Irã US$ 8,6 milhões por 32 toneladas de "água pesada", um material usado para fins médicos, mas que também é um componente essencial para o desenvolvimento de armas atômicas, informou

à Agência Efe um alto funcionário do Governo americano que pediu anonimato.

Este alto funcionário informou que o acordo de compra entre os governos de EUA e Irã foi assinado hoje em Viena.

O acordo multilateral entre Irã e o Grupo 5+1, no qual se inclui os EUA e que entrou em vigor no dia 16 de janeiro, prevê limitar vários aspectos do programa nuclear iraniano durante períodos de entre 10 e 25 anos, em troca de suspender as sanções internacionais ao Irã.

Sob este acordo, o Irã deve cumprir com o limite de posse de 130 toneladas de "água pesada", um número que ultrapassou levemente em algumas ocasiões, mas que conseguiu cumprir ao enviar para fora do país cargas com toneladas deste material, segundo dados da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Esta compra de "água pesada" é o último sinal de reconciliação entre os dois países, inimigos durante décadas.

Segundo o jornal "The Wall Street Journal", que cita funcionários governamentais, os Estados Unidos deram este incomum passo porque se preocupa que o país persa não consiga cumprir com os termos do acordo nuclear por falta de compradores de "água pesada" no mercado internacional.

"Os Estados Unidos não serão o cliente do Irã para sempre", advertiu, no entanto, um porta-voz do Departamento de Energia dos EUA em declarações à Agência Efe.

"É responsabilidade exclusiva do Irã cumprir com os compromissos do Plano Integral de Ação Conjunta (nome técnico do acordo nuclear internacional), seja vendendo, se desfazendo ou diluindo as futuras reservas de água pesada para poder permanecer dentro dos limites do acordo", acrescentou esse porta-voz.

Além disso, a compra de "água pesada" ajudará aos EUA a "satisfazer a demanda de seu mercado interno", que necessita deste material para sua indústria e pesquisa, detalhou o porta-voz.

O Departamento de Energia espera revender o material iraniano a vários laboratórios nacionais de pesquisa, entre outros, o prestigiado Laboratório Nacional Oak Ridge ou ORNL, situado em Oak Ridge (Tennessee) e que permitirá aos cientistas realizar novos experimentos.

A "água pesada" é um elemento fundamental para fabricar armas atômicas, mas também tem uma grande variedade de aplicações industriais, médicas e de pesquisa.

Em particular, serve para o desenvolvimento de alguns dispositivos semicondutores e de ressonância magnética nuclear (RMN).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fornecido por:EFE 2016 ( Stop.co.mz )

Stopmznews