25
Qui., Abr.
0 New Articles

Peru condena militares por matança de camponeses há 31 anos

Peru: a justiça condenou o general do Exército reformado Wilfredo Mori a 25 anos de cadeia por considerá-lo o autor direto dos assassinatos

América do Sul
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A justiça peruana condenou nesta quinta-feira a penas de entre 10 e 25 anos de prisão vários militares responsáveis pela matança de 71 camponeses, entre eles crianças, mulheres e idosos, em uma localidade andina de Ayacucho ocorrida há 31 anos.

O massacre aconteceu no vilarejo de Accomarca em 14 de agosto de 1985, quando tropas do Exército lideradas pelo ex-tenente Telmo Hurtado buscavam um grupo de rebeldes do Sendero Luminoso e acreditavam que no local funcionava uma escola de doutrinamento comunista.

Segundo a Comissão da Verdade e Reconciliação, os militares entraram violentamente em Accomarca assassinando alguns homens enquanto procuravam material subversivo, mas "não foram encontradas armas, munições, explosivos ou propaganda do Sendero Luminoso".

Em seguida Hurtado ordenou que se trancasse 23 crianças e um grupo de mulheres em uma casa rústica e os homens em outra para na sequência baleá-los e incendiá-los, acrescentou a comissão.

O tribunal atribuiu a Hurtado uma pena de 23 anos de prisão. Ele foi extraditado dos Estados Unidos em 2011 e admitiu sua responsabilidade, embora tenha dito que atuou por ordens superiores.

Mesmo assim a justiça condenou o general do Exército reformado Wilfredo Mori a 25 anos de cadeia por considerá-lo o autor direto dos assassinatos.

A corte também condenou os ex-tenentes Juan Rivera Rondón a 24 anos de prisão, Nelson Gonzales Feria a 25 anos de prisão e Carlos Delgado Medina a 25 anos, e outros 10 soldados a 10 anos de encarceramento.

 

 

 

 

Fonte:REUTERS

Reditado para:Noticias Stop 2016

Fotografias:Getty Images / Reuters

Tópicos:Massacres, Peru, América Latina

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews