18
Qui., Abr.
0 New Articles

Terremoto e furacão assustam a América Central

Tremor acontece no mesmo instante da aproximação do furacão Otto

América Central
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Um terremoto de 7,0 graus na escala Richter foi registrado nesta quinta-feira (24) na costa de Nicarágua e El Salvador, na América Central, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Até o momento não há notícias sobre danos, mas a vice-presidente nicaraguense, Rosario Murillo, disse que os protocolos nacionais obrigam o governo a decretar alerta de tsunami.

Ainda de acordo com o USGS, o epicentro do tremor ocorreu no mar, 149 km a sudoeste da cidade salvadorenha de Puerto El Triunfo e a uma profundidade de 10.3 km.

No início desta noite, a agência meteorológica dos Estados Unidos, Noaa, informou que não existe mais perigo de tsunami na América Central. 

O terremoto acontece no momento em que Nicarágua já estava em estado de emergência nacional pela aproximação do furacão Otto, que deve atingir o litoral do país e da vizinha Costa Rica ao longo da noite desta quinta. 

No Panamá, o fenômeno já causou quatro mortes.

O furacão é considerado de categoria 2, com ventos de até 165 km/h. As autoridades costa-riquenhas já ordenaram a evacuação de 4 mil pessoas que vivem na costa oriental do país e o fechamento de escolas e edifícios públicos até a semana que vem.

Já na Nicarágua, foram evacuados 10 mil indivíduos, e prédios do governo também foram esvaziados.

 

 

 

Fonte:Band

Reditado para:Noticias Stop 2016

Fotografias:Getty Images / Reuters /EFE

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews