25
Qui., Abr.
0 New Articles

Turquia opõe-se à entrada da Finlândia e da Suécia na NATO

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse na sexta-feira que o seu país se opõe à entrada da Finlândia e da Suécia na NATO por acolherem o que considera ser "terroristas" do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, os separatistas curdos que ainda hoje levam a cabo uma guerrilha na fronteira junto com o Iraque.

A unanimidade era quase certa para a entrada da Finlândia e da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte, a NATO, mas o Presidente Erdogan veio ontem declarar a sua oposição, garantido que à semelhança da Grécia, também estes dois países nórdicos acolhem membros do PKK.

"Os países escandinavos, infelizmente, são quase como casas de hóspedes de organizações terroristas", argumentou o Presidente.

Desde os anos 70 que o PKK é o braço armado dos curdos que têm como ambição a criação do Curdistão, um Estado que reúna este grupo étnico que se distingue por serem muçulmanos sunitas, mas tambem por tradições culturais e língua diferentes. As fronteiras do possível Curdistão tocam países como a Turquia, Síria, Irão ou Iraque, com o PKK a ter desenvolvidos durante várias décadas acções terroristas contra as autoridades e civis turcos.

No entanto, esta recusa da Turquia não esmorece as intenções da Finlândia e da Suécia que hoje se encontram em Berlim com dirigentes turcos. Estes países defendem que este é um processo que vai precisar de "paciência" e não acontece de um dia para o outro.

A Finlândia e a Suécia anunciaram esta semana querer entrar para a NATO, uma organização de defesa comum que reúne 30 países e é agora um dos últimos redutos para contrapor o poder de Moscovo na Europa.

Segundo o Kremlin, a adesão da Finlândia à NATO seria definitivamente uma ameaça para a Rússia, avança a Reuters, que diz que esta decisão não promoverá estabilidade e segurança na Europa.

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews