A Inflação em Moçambique

Inflação
Typography
  • TPL_TYPO_TOOL_SMALLER TPL_TYPO_TOOL_SMALL TPL_TYPO_TOOL_MEDIUM TPL_TYPO_TOOL_BIG TPL_TYPO_TOOL_BIGGER
  • TPL_TYPO_TOOL_DEFAULT TPL_TYPO_TOOL_HELVERICA TPL_TYPO_TOOL_SEGOE TPL_TYPO_TOOL_GEORGIA TPL_TYPO_TOOL_TIMES

Para falarmos de inflação é necessário que se defina bem o conceito de tal fenômeno econômico, para que o termo não seja tratado vulgarmente. A inflação é caracterizada como um aumento

geral no nível de preços em uma economia. EsseInflaçãoo aumento, por sua vez, deve se dar de forma contínua. Sabendo o que define a inflação, não podemos falar, por exemplo, em “inflação do tomate”, pois um aumento de preços em determinado segmento, não pode ser considerado inflação, uma vez que esse aumento pode ter acontecido devido à uma má colheita devido às mudanças climáticas, um novo pesticida ter devastado boa parte da plantação e etc.

Assim, uma vez, definido o conceito de inflação com um aumento geral e contínuo nos preços da economia. Veremos como a inflação afeta a vida das pessoas e quais são os efeitos dela para a população moçambicana.

Um levantamento pelo Banco de Moçambique em 2014, esperava para o ano de 2015, uma taxa de inflação de abaixo de 6% em relação a um crescimento econômico em cerca de 7,2%.[1] O banco estimava essa taxa de inflação a partir de uma queda nos preços de setor agropecuário do país. A taxa de inflação prevista para o ano de 2015 não fugiu muito do esperado, e ficou abaixo da taxa prevista, no relatório divulgado no mês de julho de 2015, o Banco de Moçambique verificou uma taxa inflacionária de 5,1% e isso se deve, principalmente, a um declínio dos preços dos produtos alimentares como frutas e vegetais produzidos domesticamente. Outro setor que teve seus preços em queda foi o de bebidas alcoólicas. Entretanto, os preços na indústria têxtil obtiveram uma pequena elevação.

Como esse histórico de preços verificados no primeiro trimestre de 2015, o resultado foi de uma desaceleração da inflação acumulada em Moçambique. Entretanto, a população de Moçambique pode esperar uma alta inflacionária, embora esta ainda fique dentro do esperado. Visto que a oferta de frutas e vegetais será menor nos próximos meses[2], uma alta nos preços pode ocorrer. Outro aspecto que contribuirá para uma taxa de inflação maior, será a depreciação do Metical (moeda moçambicana) frente ao dólar.