Nigéria triplica investimento em 2016 orçamento

Divida
Typography
  • TPL_TYPO_TOOL_SMALLER TPL_TYPO_TOOL_SMALL TPL_TYPO_TOOL_MEDIUM TPL_TYPO_TOOL_BIG TPL_TYPO_TOOL_BIGGER
  • TPL_TYPO_TOOL_DEFAULT TPL_TYPO_TOOL_HELVERICA TPL_TYPO_TOOL_SEGOE TPL_TYPO_TOOL_GEORGIA TPL_TYPO_TOOL_TIMES

Apesar do preço mergulhando de petróleo, principal fonte de receita da Nigéria, Buhari prometeu aumentar os gastos em cerca de 20% a partir deste ano para 6.080.000 milhões de nairas (cerca de US $ 30 bilhões, € 27 bilhões).

 

Investimento será um dos principais beneficiários, mais do que triplicando a conta para 30% da despesa total.

"Acreditamos que este orçamento, ao mesmo tempo ajudando a indústria, o comércio e os investimentos para pegar, será como uma questão de urgência, aborda os problemas imediatos de desemprego entre os jovens e as terríveis condições de vida dos extremamente pobres e vulneráveis ​​nigerianos," Buhari disse a articulação sessão da Assembleia Nacional em Abuja.

Ele disse que a infra-estrutura crítica como a energia e habitação iria receber 433,4 bilhões de nairas, enquanto que o transporte foi alocado 202 bilhões.

Os investimentos em segurança e defesa são também ser intensificada como o país luta jihadistas do Boko Haram no norte do país.

"Esses investimentos em infra-estrutura e de segurança destinam-se a apoiar as nossas reformas na agricultura, os minerais sólidos e outro trabalho principal a criação de setores de nossa economia", disse Buhari.

A queda nos preços mundiais do petróleo por mais de 60% desde o ano passado pummelled Nigéria, o maior exportador de petróleo do continente. O crescimento econômico vai desacelerar para 4% este ano, segundo uma previsão do FMI, para baixo de 6,3% no ano passado.

Buhari disse que o orçamento ajudaria a estimular a economia, proporcionando crescimento de 4,37% em 2016.

Mas os gastos do governo serão cada vez mais feito com dinheiro emprestado. "Eles estão pedindo muito mais do que no passado e vai levar um maior peso da dívida", disse Ayo Teriba, diretor executivo da Associates Económicos, uma empresa de consultoria com sede em Lagos.

Receita só é esperado para bater 3,86 trilhões de nairas, tendo o défice deverá aumentar para 2,2 trilhões de nairas ou apenas menos de um terço do orçamento total.

"Eu teria buscado alternativas para financiar o orçamento, como a abertura aos investidores estrangeiros", disse Teriba.

O orçamento é baseado em um preço de US $ 38 por barril, um pouco acima do preço de mercado atual, e os planos para apenas um quarto da receita ou 820 milhões de nairas para vir a partir do petróleo.

 

Fonte:STOP-AFP