24
Qua., Abr.
0 New Articles

Moçambique e França vão assinar acordo de cooperação marítima

Negocio
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Moçambique e França preparam-se para assinar um acordo de cooperação, na área da segurança marítima, um anúncio feito pelo chefe de Estado de Moçambique, Filipe Nyusi, no balanço da sua visita a Bruxelas onde, para além de participar da Cimeira UE - África, manteve encontros bilaterais com alguns chefes de Estado, incluindo Emmanuel Macron.

Numa altura em que continua a ser uma incógnita a retoma da petrolífera francesa Total, as suas actividades na Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, suspensas o ano passado devido aos ataques terroristas, o chefe de Estado moçambicano que, à margem da cimeira União Europeia - África, se reuniu com o Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou uma novidade.

"Nós já estamos há mais de três anos a discutir um acordo de cooperação para a segurança marítima. Para dizer que esse acordo já está quase que finalizado e a qualquer momento terá de ser assinado em Moçambique", disse Filipe Nyusi.

O Presidente moçambicano não revelou, contudo, detalhes, mas garantiu, por outro lado, que foram mobilizados na cimeira, em Bruxelas, recursos para que forças estrangeiras combatam o terrorismo em Cabo delgado.

"Conseguimos mobilizar apoios que a qualquer momento poderão se fazer sentir em torno dos nossos irmãos do Ruanda, que estão com altos custos a combater, os nossos irmãos da SADC através da SAMIM e a nós mesmos", disse ainda Filipe Nyusi.

Recorde-se que, no teatro operacional norte, as tropas reivindicam ganhos no combate contra a violência extrema que ja provocou desde 2017 acima de 2 mil mortos e cerca de um milhão de deslocados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus