19
Sex., Abr.
0 New Articles

Líder do Estado Islâmico está em Mossul, diz fonte curda

'Se Baghdadi estiver lá e for morto, será o fim do EI'

Asia Ocidental
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O líder do grupo extremista Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, estaria na cidade de Mossul, prestes a ser invadida pelas forças militares do Iraque que tentam retomar o controle do local, capital do califado.

A informação foi dada por Fuad Hussein, chefe de gabinete do presidente curdo, Massoud Barzani, ao jornal britânico The Independent. "Se Baghdadi estiver lá, e se for morto, será o fim do Estado Islâmico", disse.

Nesta quarta-feira (2), as milícias iranianas xiitas, que participam da ofensiva contra o Estado Islâmico em Mossul, disseram ter avançado 115 km², o que totaliza 705 km² já conquistados desde o início da operação, em 17 de outubro.

Em um comunicado, as forças de mobilização xiitas (Hash Shaabi) disseram que tomaram o poder, inclusive, do oleoduto a sudoeste da cidade. Já as tropas iraquianas se encontram em zonas limites do subúrbio e contam com o apoio da coalizão internacional.

A aproximação de Mossul, porém, tem gerado novas preocupações humanitárias. "Desde segunda-feira, a quantidade de desabrigados aumentou significativamente", disse Jennifer Sparks, da Organização Internacional para Migrações (OIM). "É impossível neste momento quantificar o impacto do avanço iraquiano sobre Mosul. Alguns campos de acolhimento estão lotados e há um problema ligado à segurança", também comentou o vice-ministro para Relações com a ONU do Curdistão, Dendar Zebari. 

 

 

 

 

Fonte:Reuters

Reditado para:Noticias Stop 2016

Fotografias:Getty Images / Reuters /EFE

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus