25
Qui., Abr.
0 New Articles

Índia testa com sucesso mísseis terra-ar de longo alcance

Míssil terra-ar: novos lançamentos ocorrem no meio de uma piora das relações entre a Índia e Paquistão

Asia Meridional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A Índia realizou com sucesso dois testes consecutivos de um míssil terra-ar de longo alcance desenvolvido conjuntamente com Israel, em um momento de crescente crise diplomática com seu vizinho Paquistão, com o qual mantém uma corrida armamentista

, informaram nesta quarta-feira fontes oficiais.

O primeiro projétil foi disparado ontem por volta das 10h10 local (1h40, em Brasília) desde uma embarcação da Marinha indiana no estado de Odisha, na costa leste do gigante asiático, e o segundo foi lançado desde terra cerca de 4 horas depois, informou o Ministério da Defesa em comunicado.

Ambos caíram "diretamente" no aparelho não-tripulado designado como alvo, "com diferentes campos e altitudes", segundo a nota.

Os exemplares testados, uma versão do míssil especial para a Marinha, foram desenvolvidos pela governamental Organização para a Pesquisa e Desenvolvimento em Defesa (DRDO, em inglês) em colaboração com a empresa pública Indústrias Aeronáuticas Israelenses (IAI).

Em junho, a Índia testou três vezes em 24 horas um míssil terra-ar de médio alcance também desenvolvido com a IAI.

Os novos lançamentos ocorrem no meio de uma piora das relações entre a Índia e Paquistão, depois que o ministro indiano de Interior, Rajnath Singh, culpou seu vizinho pelo ataque a uma base militar que no domingo causou a morte a 18 soldados indianos.

O gigante asiático mantém uma corrida armamentista com o Paquistão, que também possui armas nucleares e é seu principal rival no subcontinente indiano, embora o comando militar indiano não perca de vista a China.

A Índia, o maior importador de armas do mundo, está em pleno processo de modernização de suas Forças Armadas, que o governo tenta abordar promovendo a construção de material de defesa em seu território.

 

 

 

 

 

 

Fonte:AFP

Reditado para:Noticias Stop 2016

Fotografias:Getty Images / Reuters /EFE

Tópicos:Armas, Governo, Ásia, Índia

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus