11
Ter., Dez.
17 New Articles

AEMO ACOLHE SEMANA DAS DELÍCIAS DO ZAMBEZE

AEMO ACOLHE SEMANA DAS DELÍCIAS DO ZAMBEZE

Arte & Cultura
Typography
  • TPL_TYPO_TOOL_SMALLER TPL_TYPO_TOOL_SMALL TPL_TYPO_TOOL_MEDIUM TPL_TYPO_TOOL_BIG TPL_TYPO_TOOL_BIGGER
  • TPL_TYPO_TOOL_DEFAULT TPL_TYPO_TOOL_HELVERICA TPL_TYPO_TOOL_SEGOE TPL_TYPO_TOOL_GEORGIA TPL_TYPO_TOOL_TIMES

A Associação dos Escritores Moçambicanos, AEMO, acolhe na sua sede em Maputo a Semana das Delícias do Zambeze, um evento destinado a promover a cultura da região do Vale do Zambeze que engloba áreas das províncias de Manica, Sofala, Tete e

Zambézia.
Segundo Daniel da Costa, coordenador do evento, a principal atracção da Semana das Delícias do Zambeze será o pende selvagem de Cahora Bassa, peixe de água doce de classe mundial, vulgarmente conhecido por tilápia. Nas instalações da AEMO, estará aberta uma feira de peixe e serão igualmente proporcionadas as condições para uma sessão de degustação ao longo do evento.
“A ideia central do certame”, refere o escritor Daniel da Costa, “é a de promover uma maior aproximação entre as pessoas onde a comida deve recuperar o seu lugar como a rede social mais antiga do mundo, muito antes dos aplicativos da internet”.
Além de gastronomia, integram a Semana das Delícias do Zambeze um colóquio sobre a qualidade e segurança dos alimentos, com a Prof. Dra. Custódia Macuamule, docente de Higiene e Tecnologia dos Alimentos na Universidade Eduardo Mondlane, uma exposição de artesanato com peças da artista Emmy Xix feitas a partir do fruto do embondeiro e a promoção de títulos de 20 escritores do Vale do Zambeze.
Falando em representação da AEMO, o secretário-geral Ungulani Ba Ka Khosa mostrou-se satisfeito com esta experiência inovadora e sublinhou que “factos desta natureza ilustram, tal como a poeta Natália Correia dizia, que a poesia é para se comer, mostrando o quão importante são os saberes e sabores que nos diferenciam e nos unem”.

Produzida pela Loja do Pende, sediada em Tete, em parceria com a AEMO, a Semana das Delícias do Zambeze estará aberta das 10 as 19 horas, até ao dia 22 do corrente mês, exceptuando domingo, dia 18.

 


Fonte:da Redação e Por RM
Reditado para:Noticias do Stop 2018