28
Qui., Mar.
0 New Articles

file CAP 1 - MICELÂNEA O MILÊNIO

7 anos 3 meses atrás #222 por Malaquias
COM_KUNENA_MESSAGE_CREATED_NEW
Poucos assuntos na Bíblia são tão controvertidos quanto o do milênio. Muitos teólogos se divergem nesta questão que é de suma importância para o crente em Jesus Cristo. A palavra milênio significa mil anos. Em outras palavras, quer dizer que haverá um período de mil anos que Jesus e seus santos irão reinar aqui na terra. Essa doutrina é amplamente ensinada no Antigo e no Novo Testamento.

OS EFEITOS DO PECADO NA TERRA

Os crentes que estudam suas Bíblias com freqüência sabem muito bem que Jesus um dia voltará à terra para instalar seu reino. Jesus reinará um determinado tempo (mil anos) para consertar esta terra que foi danificada pelo pecado. A terra está estragada devido ao pecado do homem. "A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra. Na verdade a terra está contaminada debaixo dos seus habitantes; porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram o pacto eterno" (Isaías 24:4-5). "A terra está de todo quebrantada, a terra está de todo fendida, a terra está de todo abalada, a terra cambaleia como ébrio, e balanceia como rede de dormir; e a sua transgressão se torna pesada sobre ela, e ela cai, e nunca mais se levantará" (Isaías 24:19-20).

TODA CRIAÇÃO FOI ATINGIDA PELO PECADO

A Bíblia fala que toda a criação deste planeta está gemendo sob o domínio do pecado. "Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoção, a saber, a redenção do nosso corpo" (Romanos 8:19-23).

Por causa do pecado que entrou no mundo, os animais sofrem tanto quanto o homem. Vamos observar alguns exemplos: Balaão espancou impiedosamente sua pobre jumenta (Números 22:27). Deus mandou Josué jarretar (amputar ou aleijar) os cavalos dos inimigos (Josué 11:6 e 9). O Rei Davi também amputou muitos cavalos (II Samuel 8:4). Na lei de Moisés Deus ordenou explicitamente que o seu povo tivesse compaixão dos animais que sofrem (Êxodo 23:5) e (Deuteronômio 22:4). Até mesmo os animais mais forte, como é o caso do rei dos animais, sofrem as conseqüências do pecado. "Os leõezinhos necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao Senhor, bem algum lhes faltará" (Salmos 34:10). A Bíblia diz que os crentes procuram amenizar os sofrimentos de seus animais, mas os injustos faz com que seus animais padeçam: "Os justos olha pela vida de seus animais; porém as entranhas dos ímpios são cruéis" (Provérbios 12:10).

O HOMEM É O RESPONSÁVEL

Neste planeta tudo está contaminado pelo pecado. E a culpa de tudo isso é o homem. No dia em que Adão resolveu desobedecer a Deus, comendo daquele fruto que Deus lhe havia proibido, o pecado começou a ter seu efeito destruidor não só nos filhos de Adão, mas em toda a geração da raça humana. "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram" (Romanos 5:12). "Porque, assim como, por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Assim como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados" (I Coríntios 15:21-220).

A VINGANÇA DO SENHOR

Quando Cristo voltar à terra, Ele virá com juízo abrasador sobre os homens ímpios que não aceitaram a verdade.

Há muitos relatos na Bíblia a respeito da vingança do Senhor contra os que não aceitaram o Evangelho. Vejamos algumas passagens que fala desse assunto: "...e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente convosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao Evangelho de nosso Senhor Jesus; os quais sofrerão, com castigo, a perdição eterna, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder" (II Tessalonicenses 1:7-9).

"...mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios" (II Pedro 3:7). "Pois, eis que o Senhor virá com fogo, e os seus carros como o torvelinho, para retribuir a sua ira com furor, e a sua repreensão com chamas de fogo. Porque com fogo e com espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e os que forem mortos pelo Senhor serão muitos"

(Isaías 66:15-16). "Chegará o estrondo até a extremidade da terra, porque o Senhor tem contenda com as nações, entrará em juízo com toda a carne; quanto aos ímpios, Ele os entregará à espada, diz o Senhor" (Jeremias 25:31).

A TERRA SERÁ TRANSFORMADA

Depois que realizar a sua vingança sobre os homens ímpios e perversos, o Senhor Deus consertará e restaurará esta terra, tornando-a um verdadeiro paraíso aos homens que Nele confiam. No sermão da bem-aventurança Jesus prometeu o seguinte: "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra" (Mateus 5:5). Vejamos então a descrição das mudanças que este globo terrestre terá no decorrer dos mil anos: "Todo vale será levantado, e será abatido todo monte e todo outeiro; e o terreno acidentado será nivelado, e o que é escabroso, aplanado" (Isaías 40:4). A Bíblia nos ensina que no período de mil anos uma mudança profunda será feita na terra. Por exemplo, muitas montanhas e ilhas desaparecerão ou serão transladados a outros lugares: "Porque eis que o Senhor está a sair do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra. Os montes debaixo dele se derreterão, e os vales se fenderão, como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam por um declive"

(Miquéias 1:3-4). "E o céu recolheu-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares" (Apocalipse 6:14). "Todas as ilhas fugiram, e os montes não mais se acharam" (Apocalipse 16:20). O monte das Oliveiras na Palestina se repartirá: "Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul" (Zacarias 14:4). A terra tornará excepcionalmente fértil: "O deserto e a terra sedenta se regozijarão; o ermo exultará e florescerá; como o narciso florescerá abundantemente, e também exultará de júbilo e romperá em cânticos; dar-se-lhe-á a glória do Líbano, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus" (Isaías 35:1-2) "Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, por sinal eterno, que nunca se apagará"

(Isaías 55:13). Os DESERTOS áridos e secos produzirão água em abundância: "Os animais do campo me honrarão, os chacais e os avestruzes; porque porei água no deserto, e rios no ermo, para dar a beber ao meu povo, ao meu escolhido" (Isaías 43:20).

No milênio o problema ECOLÓGICO será completamente resolvido. As ÁRVORES crescerão em grande número e não haverá derrubadas indiscriminadas como nos dias de hoje. Veja em Ezequiel 47:7. Na região da Palestina surgirá um novo rio cujas águas conterão elementos que purificará qualquer outra fonte, inclusive o Mar Morto que há milhares de anos está podre, será purificado pelas águas desse novo rio. Veja Ezequiel 47:8-10.

A NATUREZA DOS ANIMAIS SERÁ MUDADA

No milênio Jesus vai mudar radicalmente este planeta terra. No milênio haverá transformações jamais vistas na história da humanidade Os animais sofrem com os efeitos nocivos do pecado do homem, conforme já vimos em Romanos 8:19-23. Mas Jesus vai transformar toda a criação quando estabelecer o seu reino na terra. A natureza selvagem dos animais será tirada. "Morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará; e o bezerro, e o leão novo e o animal cevado viverão juntos; e um menino pequeno os conduzirá. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as crias juntas se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e a desmamada meterá a sua mão na cova do basilisco"

(Isaías 11:6-8). "O lobo e o cordeiro juntos se apascentarão, o leão comerá palha como o boi; e o pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor" (Isaías 65:25).

"Farei com elas (ovelhas, que sãos os convertidos) um pacto de paz; e removerei da terra os animais ruins, de sorte que elas (ovelhas) habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques" (Ezequiel 34:25).

"Naquele dia farei por eles (seu povo) aliança com as feras do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra; e da terra tirarei o arco, e a espada, e a guerra, e os farei deitar em segurança" ( Oséias 2:18).

NO MILÊNIO MUITOS SE CONVERTERÃO

As Sagradas Escrituras diz claramente que quando o Senhor voltar aqui na terra para inaugurar seu reino, a minoria não convertida dos habitantes do planeta, por alguma razão que só o Senhor sabe , não perecerão pelo fogo, mas entrarão no reino de Cristo. Vejamos o que a Bíblia tem a dizer sobre isso: "Por isso a maldição consome a terra; os que nela habitam se tornam culpados. Portanto serão queimados os moradores da terra, e poucos homens restarão" (Isaías 24:6). "Então todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o Senhor dos exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos" (Zacarias 14:16). Estes restantes não convertidos estarão no reino milenar de Cristo, e naturalmente precisarão aceitar o Evangelho. São estes que terão filhos, se multiplicarão e alcançarão grandes progressos sobre a terra durante o milênio. Veja Isaías 65:20-23. Nações inteiras vão se submeter ao senhorio de Cristo, pois Deus vai facilitar a conversão dos povos, aprisionando o Diabo por mil anos, neutralizando assim, a força do pecado e a influência do mal. Veja Apocalipse 20:1-3. "Todas as nações que fizeste virão e prostrarão diante de ti, Senhor, e glorificarão o teu nome" (Salmos 86-9). "E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor" (Isaías 66:23). "Naquele dia muitas nações se ajuntarão ao Senhor, e serão o meu povo; e habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti" (Zacarias 2:11). "Assim virão muitos povos, e poderosas nações, buscar em Jerusalém o Senhor dos exércitos, e suplicar a bênção do Senhor" (Zacarias 8:22).

As nações que tradicionalmente são inimigas de Israel durante centenas de anos, também se converterão ao Senhor Deus. As nações Egípcia e Assíria são bons exemplos disso: "Naquele dia haverá um altar dedicado ao Senhor no meio da terra do Egito, e uma coluna se erigirá ao Senhor, na sua fronteira. E o Senhor se dará a conhecer ao Egito, e os egípcios conhecerão ao Senhor naquele dia; e o adorarão com sacrifícios e ofertas, e farão votos ao Senhor, e os cumprirão. Naquele dia haverá estrada do Egito até a Assíria, e os assírios virão ao Egito, e os egípcios adorarão com os assírios. Naquele dia Israel será o terceiro com os egípcios e os assírios, uma bênção no meio da terra; porquanto o Senhor dos exércitos os tem abençoados, dizendo: Bem-aventurado seja o Egito, meu povo, e a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel, minha herança" (Isaías 19:19, 21, 23, 24 e 25).

A Etiópia, nação do continente africano, que também se destacou como inimiga do povo de Deus durante séculos, se converterá ao Senhor. "Naquele tempo será levado um presente ao Senhor dos exércitos da parte dum povo alto e tez luzidia (pele lisa devido sua forte cor negra), e dum povo terrível desde o seu princípio, uma nação forte e vitoriosa, cuja terra os rios dividem; um presente, sim, será levado ao lugar do nome do Senhor dos exércitos, ao monte Sião" (Isaías 18:7).

O PROGRESSO ESPIRITUAL NO MILÊNIO

Conforme já vimos, Deus vai prender o Satanás no grande abismo durante o milênio (Apocalipse 20:1-3). Deus vai tirar não só o Diabo da face da terra, mas também todos os demais espíritos demoníacos. "Naquele dia, diz o Senhor dos exércitos, cortarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também farei sair da terra os profetas (falsos) e o espírito da impureza. E se alguém ainda profetizar, seu pai e sua mãe, que o geraram, lhe dirão: Não viverás, porque falas mentiras em nome do Senhor; e seu pai e sua mãe, que o geraram, o traspassarão quando profetizar" (Zacarias 13:2-3). Haverá a presença do pecado na terra, mas com a erradicação de Satanás e dos espíritos caídos, os habitantes desse novo e glorioso mundo, poderão resistir ao pecado. Porém, alguns homens ainda deliberadamente vão pecar contra o Senhor. Veja Isaías 65:20. Mas a grande maioria procurará servir ao Senhor. "Assim diz o Senhor dos exércitos: Naquele dia sucederá que dez homens, de nações de todas as línguas, pegarão na orla das vestes de um judeu, dizendo: iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco" (Zacarias 8:23). "Assim diz o Senhor: A riqueza do Egito, e as mercadorias da Etiópia, e os sabeus, homens de alta estatura, passarão para ti, e serão teus; irão atrás de ti; em grilhões virão; e, prostrando-se diante de ti, far-te-ão as suas súplicas, dizendo: Deus está contigo somente; e não há nenhum outro Deus" (Isaías 45:14). "Irão muitos povos, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor" (Isaías 2:3). Que época fantástica!!! Hoje em dia não temos este privilégio de ver nações e mais nações interessadas em servir o grande e Todo-Poderoso Deus, como vimos acima.

Para os homens que confiam em Cristo, este período milenar será o mais ditoso de toda a história da humanidade.

Nesta época os homens possuirão poderes extraordinários concedidos pelo Senhor Deus. "O mais pequeno virá a ser mil, e o mínimo uma nação forte; eu, o Senhor, apressarei isso a seu tempo" (Isaías 60-22).

A MORTE SERÁ UMA RARIDADE NO MILÊNIO

Não devemos supor que no reino dos mil anos não haja a morte. Lembre-mo-nos que a presença do pecado estará no milênio, mas sua força será profundamente diminuída com a prisão de Satanás no abismo (Apocalipse 20:1-3).

Com a prisão de Satanás e a eliminação dos espíritos demoníacos da terra (Zacarias 13:2), os homens podem resistir o pecado e aceitar a Cristo como seu Salvador com mais facilidade. Porém, muitos homens decididamente e deliberadamente vão escolher o mal e rejeitar o bem. Apesar de toda a facilidade que haverá nesta época áurea da raça humana, muitos se rebelarão contra a soberania de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Eis o triste relato que a Bíblia diz da reação negativa do homem no milênio: "Ainda que se mostre favor (misericórdia) ao ímpio, ele não aprende justiça; até na terra da retidão (no milênio) ele (o ímpio) pratica a iniqüidade, e não atenta para a majestade do Senhor" (Isaías 26:10). Esses ímpios serão severamente punidos pelo Senhor Deus. Ao que parece Deus vai conceder uma idade mínima para o perverso morrer no milênio. Veja Isaías 65:20.

Ser menino na idade de cem anos, parece uma história imaginária. Mas é exatamente isso que podemos ler no livro de Isaías 65:20. Ainda no Livro de Zacarias podemos ler o que se segue: "Assim diz o Senhor dos exércitos: Ainda nas praças de Jerusalém sentar-se-ão velhos e velhas, levando cada um na mão o seu cajado, por causa da sua muita idade. E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão" (Zacarias 8:4-5).

"...porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus escolhidos gozarão por longo tempo das obras das suas mãos" (Isaías 65:22).

NÃO HAVERÁ GUERRAS NO MILÊNIO

Pela primeira vez na história do homem, a guerra será completamente banida de entre as nações. O homem, que há milhares de anos vem almejando a paz, mas nunca conseguiu estabelecê-la de forma definitiva na terra, experimentará os efeitos benéficos da tranqüilidade entre seus semelhantes. Deus mesmo, mediante Jesus Cristo, se encarregará de implantar a tão esperada paz. "E ele julgará entre as nações, e repreenderá muitos povos; e estes converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra" (Isaías 2:4). "...e da terra tirarei o arco, e a espada, e a guerra, e os farei deitar em segurança" (Oséias 2:18). De Efraim exterminarei os carros (de guerra), e o arco de guerra será destruído, e Ele (Jesus) anunciará a paz à nações; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o Rio (Eufrates) até as extremidades da terra" (Zacarias 9:10).

CENTRO DO GOVERNO MILENAR

O centro do governo de Jesus Cristo indiscutivelmente será a cidade de Jerusalém. Jerusalém será a capital mundial no reino de Jesus Cristo. "E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de céus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E ouvi uma grande voz vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles" (Apocalipse 21:2-3).

Conforme é descrito em Zacarias 9:10, Jesus reinará soberanamente nos quatro cantos da terra. Não haverá uma só nação que não esteja sob o domínio de Jesus Cristo e de seus santos. Todos os reinos deste planeta um dia estarão sob a direção de Cristo e daqueles que Nele foram redimidos de seus pecados. A Bíblia diz claramente que o crentes herdarão os reinos da terra. Jesus mesmo prometeu dar aos seus fiéis autoridades sobre as nações (Apocalipse 2:26-27) Veja também as seguintes passagens: (Daniel 7:14, 18, 22 e 27); (Isaías 60:12). Porém, não esqueçamos que Jerusalém será o centro do poder de Cristo. Será em Jerusalém que Ele estará entronizado.

De Jerusalém Jesus delegará as suas ordens a toda a face da terra. "...porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor" (Miquéias 4-2).

Enquanto este glorioso tempo não vier, continuemos a fazer aquela oração que Jesus nos ensinou: "Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu" (Mateus 6:10).



Trabalho elaborado:
Antônio Carlos Dias
Bauru, São Paulo

Por favor Autenticar para se juntar à conversa.

  • Malaquias
  • Avatar de Malaquias Autor do tópico
  • Desligado
  • COM_KUNENA_SAMPLEDATA_RANK_ADMIN
  • COM_KUNENA_SAMPLEDATA_RANK_ADMIN
Mais
  • Não permitido: para criar novo tópico.
  • Não permitido: para responder.
  • Não permitido: para editar a sua mensagem.
Tempo para criar a página: 0.189 segundos