29
Sex., Mar.
0 New Articles

file De quanto em quanto tempo deve ser feita a Santa Ceia na igreja?

6 anos 6 meses atrás #367 por Malaquias
COM_KUNENA_MESSAGE_CREATED_NEW
#VocêPergunta: Por que tem igrejas que fazem a Santa Ceia de mês em mês e outras só de 3 em 3 meses? Qual é a diferença? Ou não tem nada a ver?
Caro leitor, a Bíblia não nos dá uma periodicidade para realizarmos a Santa Ceia. Manda apenas que a façamos, conforme vemos nesse texto: “E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim.” (Lc 22. 19).
De forma detalhada temos também a ordem da realização da Santa Ceia em 1 Co 11. 23-26 – Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.”

Assim, as igrejas se organizam de acordo com suas necessidades e entendimento para a realização da Ceia, pois não existe uma ordem para uma periodicidade de sua realização. Algumas igrejas a realizam em todos os cultos, outras, uma vez ao mês, e ainda outras, de três em três meses. Não vejo problema algum nisso desde que ela não deixe de ser feita, pois é uma ordenança da Palavra de Deus.

Na minha igreja, por exemplo, realizamos uma ceia por mês no culto da manhã e uma por mês no culto da noite. Fazemos assim para que todos tenham oportunidade de participar e também porque achamos que fazê-la em todos os cultos a tornaria um ato meio rotineiro, tirando assim dela um pouco daquilo que representa. O nosso pastor também leva a Ceia àqueles que, por algum motivo, não podem se deslocarem à igreja, principalmente os irmãos muito idosos.

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Por favor Autenticar para se juntar à conversa.

  • Malaquias
  • Avatar de Malaquias Autor do tópico
  • Desligado
  • COM_KUNENA_SAMPLEDATA_RANK_ADMIN
  • COM_KUNENA_SAMPLEDATA_RANK_ADMIN
Mais
  • Não permitido: para criar novo tópico.
  • Não permitido: para responder.
  • Não permitido: para editar a sua mensagem.
Tempo para criar a página: 0.167 segundos