19
Sex., Abr.
0 New Articles

Presidente da AN quer aposta dos estados africanos na juventude

O presidente da Assembleia Nacional (AN), Fernando da Piedade Dias dos Santos, realçou nesta quinta-feira, em Luanda,

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O presidente da Assembleia Nacional (AN), Fernando da Piedade Dias dos Santos, realçou nesta quinta-feira, em Luanda, a necessidade dos estados africanos investirem na juventude, na pesquisa científica e no empreendedorismo, para o fortalecimento

do continente.
Ao falar na sessão plenária ordinária, por ocasião do Dia de África, que se assinala hoje, afirmou que a maior franja da população no continente é jovem, pelo que os estados africanos são chamados a investir seriamente na juventude, canalizando grande parte dos seus recursos, não apenas na educação, mas também na formação técnica, pesquisa científica e no empreendedorismo.
“Precisamos de uma África unida na diversidade, próspera, em paz, com instituições fortes e credíveis, capazes de promover a democracia e o desenvolvimento”, exprimiu.
Revelou que este ano a União Africana focaliza a sua acção sob o lema “Aproveitamento do Dividendo Demográfico Através de Investimentos na Juventude”.
Notou que a principal razão para adopção deste lema prende-se com a necessidade de garantir a aplicação e harmonização dos compromissos da União Africana, norteados pela agenda 2063 e o seu “Primeiro Plano de Implementação Decenal”, que serviram de base para a visão dos líderes africanos em todas as facetas do desenvolvimento do continente.
O líder do Parlamento angolano declarou que Organização de Unidade Africana (OUA) cumpriu o seu papel na luta pela descolonização e autodeterminação dos povos africanos, sendo que a sua evolução para a actual União Africana (UA) traduz a vontade dos líderes africanos, que se aperceberam da mudança dos paradigmas de cooperação internacional.
Fez saber ainda que durante a presente Legislatura, a AN desenvolveu uma intensa actividade de diplomacia parlamentar, consubstanciada não só na troca de experiência parlamentar entre os diversos países, mas, sobretudo, na presidência de organizações regionais como o Fórum Parlamentar da Conferência sobre a Região dos Grandes Lagos e o Fórum parlamentar da SADC.
O líder do Parlamento angolano aferiu que, nessas actividades, a Assembleia Nacional engajou-se no processo de construção de uma África que busca a sua integração política, económica e social para dar corpo ao desiderato “Uma África, uma Voz”.
Destacou, com efeito, a participação activa da casa das leis nas actividades do Parlamento Pan-Africano.
Ao nível da região, disse o dirigente, a participação da Assembleia Nacional estendeu-se às missões de observação eleitoral nas eleições gerais nas repúblicas da Namíbia, Ilhas Maurícias e República Unida da Tanzânia.
Referiu, por outro lado, que a agenda 2063 da UA apresenta desafios para todos os parlamentares, sendo necessário continuar a mostrar o engajamento do parlamento na implementação do Plano de Acção 2013/2023 e em especial num maior engajamento da juventude africana.
A par disso, fez saber que ao longo da presente legislatura foram aprovados vários acordos e convenções internacionais relacionados com o continente africano, num total de 21 instrumentos jurídicos das 37 convenções internacionais aprovadas.
Encorajou as mulheres parlamentares no sentido de reforçarem o seu compromisso na agenda para a questão da mulher, paz e segurança, na governação e no acesso das jovens à educação, à ciência e tecnologia e na emancipação económica.
O presidente da Assembleia Nacional ressaltou ainda o grande pragmatismo e experiência do Presidente José Eduardo dos Santos, que projectaram Angola como percurso da paz em África e no mundo.
O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, visitou uma exposição fotográfica, patente no Salão Nobre do Parlamento, em saudação ao dia 25 de Maio, Dia de África. Foram expostas fotografias sobre activi

 

 

Fonte:Da Redação com angonoticias.com
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews