20
Sáb., Abr.
0 New Articles

Milca Caquesse: Uma mulher vencedora

O reconhecimento do crescimento e do empenho da juventude na construção de um país melhor foi demonstrado nos últimos anos

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O reconhecimento do crescimento e do empenho da juventude na construção de um país melhor foi demonstrado nos últimos anos com a introdução de várias mulheres jovens nos pontos estratégicos. Um exemplo é Milca Cuesse Caquesse, activista cívica,

que hoje é a administradora municipal do distrito urbano de Sambizanga.

A jovem, de 30 anos, formada nas fileiras da JMPLA e membro de várias associações governamentais, nasceu aos 21 de Julho de 1985, no Sambizanga. Formada em Direito, já exerceu cargos como coordenadora-adjunta do núcleo de empreendedores do Comité Provincial da JMPLA e da Brigada de Ambiente em Luanda.

Há um ano a ajudar na construção de um distrito melhor, Milca Caquesse assumiu o desafio. “Apesar de não ser fácil, é possível”, disse, acrescentando que tem força de vontade, criatividade e espírito de liderança para vencer. “São os três elementos que uso para cumprir os desafios diários.”Desde o seu empossamento, conta, tem feito um trabalho de equipa activo, que ajudou a aproximar mais os munícipes e a administração do distrito.  

O programa “Sambizanga em Movimento” é um exemplo deste projecto. “Com a iniciativa, o município pode não ter o suficiente em verbas, mas em termos de infra-estruturas melhorou muito.”O esforço de reconstrução e melhoria de vida da população, que também tem o apoio do Executivo, já resultou na construção de uma central eléctrica e mais água potável para a população do Sambizanga. O saneamento urbano também está a melhorar significativamente.

 

Desafios

apoio incondicional dos moradores do Sambizanga é um motivo de inspiração para  Milca Caquesse. “Temos arregaçado as mangas com frequência”, disse. As principais dificuldades, destacou, são a falta de verbas, que impossibilita muitas iniciativas em carteira. A actual crise financeira e a falta de formação dos quadros são outro entrave.”A função pública, explicou, precisa de mais quadros formados para fortalecer os seus recursos humanos, ainda muito deficientes. “A solução imediata tem sido a capacitação. As acções de formação têm sido implementadas e são uma mais-valia pois dão novas e melhores bases aos quadros da administração interna, porque os moradores, às vezes, só querem ver o seu problema resolvido”, destacou.

O projecto “Verde mais Limpo”, outro exemplo,  já tem 100 colaboradores formados para o processo de sensibilização e está a trabalhar nas iniciativas da administração. Um outro exemplo é o “Sambizanga Patriótico”, que leva para as escolas conhecimento das leis angolanas e dos símbolos da República. 

A intenção, disse, é preparar os mais novos para um futuro patriótico, no qual o respeito pelas diferenças políticas, religiosas e raciais seja a base.Para Milca Caquesse, a experiência adquirida neste cargo é algo únicona sua carreira. Pelo conhecimento adquirido, agradeceu ao Presidente da República, por ter criado maior oportunidade para as mulheres, “um acto que faz toda a diferença em África.”

A delinquência era outro ponto negativo, mas hoje, conta, regista-se uma baixa, de acordo com os dados da Polícia Nacional. “Claro que ainda existem delitos, em especial os praticados por menores, mas estamos a trabalhar neste sentido.” A solução, reforçou, é a criação de mais actividades desportivas. “Criámos mais espaço para as actividades desportivas, de forma a ocupar mais os jovens. Temos um programa de aconselhamento jurídico na comunidade, com psicólogos e sociólogos”, assegurou.

Neste Março Mulher, pediu para cada uma reflectir sobre o seu papel na sociedade, pois a responsabilidade da mulher é muito acrescida, sendo ela mãe, esposa e líder da família. “O que for feito para o bem-estar de uma mulher  reflecte-se numa nação.”

 

 

 

 

 

Fonte:Angonoticias

Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews