20
Sáb., Abr.
0 New Articles

MPLA traça estratégia para saída da crise

Trata-se de um processo que se complementa com projectos voltados à geração de energia eléctrica a partir de fontes renováveis e do gás.

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O MPLA, formação política no governo em Angola, traça como estratégia de acção para a saída da crise financeira que o país enfrenta, o desenvolvimento da produção interna e a diversificação da economia, com inclusão económica e social. 

Para o desenvolvimento da produção interna e a diversificação da economia que visa fomentar as exportações e substituir a importação de produtos da cesta básica, a Moção de Estratégia, privilegia o que designou de orientações estratégicas. 

Entre as orientações estratégicas definidas pela maior força política do país, para o segmento económico, está a promoção do planeamento estratégico para que o país cresça em rede. 

O referido crescimento deverá ser feito por via de "clusters" e cadeias produtivas, de modo a criarem vantagens comparativas dinâmicas capazes de sustentar o posicionamento do país nos melhores segmentos mundiais de valor. 

A este respeito, a força política, liderada por José Eduardo dos Santos, aposta em programas dirigidos, orientadores dos investimentos públicos e privados, tendo como foco a geração de resultados em tempo útil. 

A aposta do MPLA para o sector económico giza a restauração do programa de investimentos públicos e prioriza os projectos estruturantes de interesse nacional, em função do seu maior impacto nos objectivos estratégicos. 

O MPLA, que em Dezembro completa 60 anos de existência, orienta, na Moção de Estratégia, a subordinação do investimento público e dos apoios ao investimento privado aos efeitos esperados na realização dos objectivos. 

Os referidos objectivos têm a ver com a diversificação sustentável da economia, a promoção da inclusão económica e social, o aumento das exportações e a substituição de importações prioritárias. 

Tem a ver também com o efeito líquido em divisas, a geração de emprego qualificado, bem como com o alargamento da base e da receita tributária não petrolífera. 

A Moção de Estratégia estabelece o estímulo à produção de bens e serviços exportáveis, a curto prazo, nos sectores da agricultura, pescas, indústria transformadora e geologia/minas. 

No domínio de energia e águas 

A estratégia do MPLA passa pela conclusão dos projectos estruturantes de produção, transporte, distribuição de energia e de captação e distribuição de água. 

Para este sector, o plano aponta também para a facilitação do acesso à água e a ligação de energia eléctrica às indústrias e aos produtores agrícolas. 

Trata-se de um processo que se complementa com projectos voltados à geração de energia eléctrica a partir de fontes renováveis e do gás. 

No domínio dos transportes e da construção 

A meta é concluir os projectos estruturantes de interesse nacional dos sectores dos transportes, garantir a manutenção e a continuidade das obras e programas de construção. 

A estratégia aprovada pelos delegados ao VII congresso do MPLA prevê a reabilitação/construção de vias de acesso às áreas com concentração de produção relevante, bem como a aceleração das plataformas prioritárias 

Estabilidade macro-económica e sustentabilidade das finanças públicas 

O MPLA defende a aplicação de uma política monetária e financeira que salvaguarde a estabilidade macro-económica, a sustentabilidade e a equidade das finanças públicas. 

Este processo vai ganhar corpo, entre outros factores, por via do combate à inflação, a conclusão da reforma tributária, a garantia das finanças públicas, o aumento da receita tributária não petrolífera e com o alargamento (em caso de necessidade) do regime de preços vigiados. 

Conclui com a definição da nova política cambial, com base num regime de taxa de câmbio flexível controlada.

 

 

 

 

Fonte:Angonoticias

Reditado para:Noticias Stop 2016

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews