25
Qui., Abr.
0 New Articles

Oito em cada 10 contratos das compras do Estado foram por ajuste directo

Oito em cada 10 contratos das compras do Estado foram por ajuste directo

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Especialistas acreditam que a contratação pública por ajuste directo permite muitas irregularidades e pode beneficiar uns e deixar de parte a grande maioria. Apesar do limite do valor para o ajuste directo, entidades públicas ou empresas continuam a atropelar a lei que obriga ao registo da despesa pública.



Oitenta e um por cento dos contratos públicos celebrados em Setembro foram por contratação simplificada (ajuste directo), de acordo com as contas do Expansão com base nos dados do boletim mensal do Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP), do Ministério das Finanças, referente ao mês passado.

Durante o período em referência foram registados 122 procedimentos de contratação pública (adjudicações), evidenciando uma variação negativa de 16%, face ao período anterior.

Deste total, apenas 89 contratos tiveram indicação do valor estimado. Nos 89 contratos o Estado gastou 513,2 mil milhões Kz, representando um aumento de 73% face ao mês de Agosto.

Das 89 adjudicações de Setembro, 27 contratos de entidades públicas ou empresas correspondem à contratação simplificada, representando 81% do total das compras do Estado. Os 27 projectos foram avaliados em 415,3 mil milhões Kz.


Fonte:da Redação e da angonoticias
Reeditado para:Noticias do Stop 2021
Receba diariamente o STOP em seu WhatsApp
Envie um WhatsApp para +258 827606348 para receber notícias diariamente em seu celular
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews